A tecnologia a cada dia supera seus limites, a internet atualmente não seria nada atraente sem vídeos que vemos no YouTube, Vimeo, até mesmo agora no Facebook. Antes, víamos filmes e seriados em formatos que hoje são obsoletos mediante a gama de codec que hoje fazem parte do nosso dia-a-dia como o .Mp4, praticamente qualquer dispositivo móvel, Tablet ou celular rodam esse codec, que mantém qualidade e tamanho. Núcleos de pesquisa em telecomunicações criam redes cada vez mais rápidas, enquanto que outros profissionais trabalham para criar novos codecs e melhor compressão em vídeo, buscando mais qualidade de imagem, e usando menos bits.
O formato mais conhecido é o H.264, podemos considerar o mais avançado e versátil até o momento adotado no mercado digital seja de aparelhos Blu-rays como em programas de TV a Cabo. TVs de alta definição são compatíveis com esse codec.
Vantagens do do H.265 em relação ao H.264
O formato mais conhecido é o H.264, podemos considerar o mais avançado e versátil até o momento adotado no mercado digital seja de aparelhos Blu-Ray como em programas de TV a Cabo. TVs de alta definição são compatíveis com esse codec.
O H.265 ou HEVC (High Efficiency Video Coding) ou como eu gosto de chamar “Codificação de vídeo de alta eficiência”. O H.265 foi definido pelo “Moving Pictures Experts Group” (Grupo que defini padrões de transmissão e compressão de vídeo e áudio, conhecido como MPEG que nomeia diversos outros formatos de mídia digital) e recebeu o aval pelo ITU (Órgão das Nações Unidas que coordena as telecomunicações em geral) como padrão oficial.
O H.265 aceleração de loading de vídeos e permitirá a mesma qualidade de imagem que um arquivo codificado no formato H.264 por exemplo, e proporcionará uma codificação usando 35% menos bytes para isso. Uma economia que agradará a vários mercados de telecomunicações e operadoras de TV por assinaturas quanto para nós usuários. Ganharemos tempo e espaço nos nossos computadores e dispositivos móveis.
O avanço que ajudou a melhorar a compressão do H.265 foi a substituição do macroblock usados nos formatos MPEG. Esse novo padrão também adiciona outras melhorias como novas técnicas e direções para previsão de movimentos, detecção de redundâncias e outros aprimoramentos.
O H.264 já faz parte do nosso dia-a-dia, nos nossos smartphones, TV a Cabo, e nos serviços de streaming como YouTube e Netflix. A criação do HEVC é uma grande economia de banda ele irá nos trazer. Será fundamental para a viabilidade comercial do formato 4K recém lançado, uma ultra qualidade de imagem.
Possíveis Desvantagens do H.265
A principal desvantagem desse tipo de tecnologia é que quanto mais sofisticada, maior será o poder de processamento envolvido para codificar ou decodificar esse formato, que podem deixar muitos sistemas lento e chegar ao limite de processamento.
Hardwares gráficos com certeza irão assumir a tarefa para aliviar a carga do processador, que na verdade já acontece em dispositivos móveis. Outro problema seria, o fato de um codec ser lançado recentemente não terá hardware compatível no mercado por enquanto. Mas, esse novo codec tem tudo para tomar o lugar do H.264 pela qualidade e tamanho de arquivo. Podemos tomar como exemplo em comparação com esses dois codecs é o tamanho após compactação veja um exemplo:
The Game 2014 S01E01 720p WEB-DL AAC2.0 H.264-Ntb (Tamanho do arquivo = 1,9 Gb = 1.922.190.182 bytes).
The Game 2014 S01E01 720p WEB-DL 2CH x265 HEVC-PSA (Tamanho do arquivo = 183,4 Mb = 183.351.923 bytes).
Fonte: htforum.com, Tecnoblog, Amigos do Azpoint
Nenhum comentário:
Postar um comentário